NARGUILÉ: até para crack no Brasil

Narguilé vem sendo utilizado até por  crianças e adolescentes no Brasil . Pesquisa da Universidade de  Brasília  concluiu que “80 minutos no narguilé equivalem a 100 cigarros!” O narguilé tem reservatório para água. Mas  essa água só esfria a fumaça. Portanto, não filtra na  fumaça  as substâncias nocivas do tabaco (nicotina, alcatrão e monóxido de carbono), os aditivos aromatizantes e as substâncias nocivas do carvão, utilizado para acender. O alerta é da Diretora do do Programa de Tratamento do Tabagismo do INCOR-Instituto do Coração do Hospital das Clínicas,da USP, Jaqueline Scholz: ”Portanto, fumar no narguilé  causa dependência, perda de dente, câncer de boca, doenças respiratórias e doenças cardiovasculares.”
  Também a  cirurgiã-dentista Sandra Crivello, do Instituto de Infectologia Emílio Ribas, adverte: “O carvão usado para acender o tabaco no narguilé, potencializa o monóxido de carbono, que tira o oxigênio das células, tornando, portanto, o tabaco no narguilé mais perigoso do que no cigarro. As essências do narguilé são produtos químicos que irão na fumaça, tornando ainda mais perigosa essa mistura com o tabaco ao chegar à boca.” Compartilhar, através das mangueiras, pode transmitir doenças como herpes, hepatite C e tuberculose.
Narguilé  também tem sido utilizado para  fumar maconha e  até  crack.
Há também narguilé  no formato  de  caneta, que funciona por bateria e com líquido contendo nicotina, aromatizantes  e outros produtos químicos em vapor que é inalado.Pesquisa realizada nos  Estados  Unidos, alerta  que  “esses produtos também são configurados para se parecerem com canetas ou outros objetos pequenos que podem ser escondidos em mochilas e roupas. Embora o vapor liberado ao usar o dispositivo possa parecer inofensivo, na verdade pode incluir substâncias tóxicas , como formaldeído , propilenoglicol , acetaldeído , acroleínanitrosaminas específicas do tabaco, do chumbo e do tabaco, além da nicotina ( Departamento de Saúde Pública da Geórgia).”  A segurança desse produto  ainda  é desconhecida.
Em  São Paulo, está proibida a  venda de narguilé a menores de 18 anos na cidade. Os estabelecimentos que descumprirem a regra serão penalizados com multa que pode chegar a R$ 10 mil. A lei também proíbe a venda de fumo, tabaco, carvão vegetal e outras peças que compõem o narguilé para menores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *