“Parabéns, irmão!” Pablo Roig
Psiquiatra Pablo Miguel Roig, Presidente do Conselho Editorial do Instituto Greenwood e Sócio-Fundador da Clínica Greenwood: “Muito temos a agradecer à generosidade com que o doutor Kalina colaborou com nossa instituição, a Clínica Greenwood“ , comemora o Sócio-Fundador da Greenwood, psiquiatra Pablo Miguel Roig, que iniciou em 6 de outubro as homenagens ao AMIGO KALINA
Doutor Pablo escreveu:
A homenagem ao Prof. Eduardo Kalina, em função de seu aniversário, será ampla, já que se trata de um profissional que dedicou sua vida à compreensão de uma patologia que atinge em forma global a estrutura do indivíduo, da família e a sociedade. Curiosamente foi uma doença descuidada pela ciência e a comunidade, apesar de ter um poder desestruturante, que condena suas vítimas à morte física, psicológica e/ou social. Kalina, que começou seu trabalho nesta patologia há sessenta anos, foi um pioneiro, desenvolvendo técnicas, criando programas e formando profissionais de diferentes áreas da saúde para afrontar tal abrangente morbidade.
GENEROSIDADE
Muito temos a agradecer a generosidade com que colaborou com nossa instituição, a Clínica Greenwood, que contou com sua experiencia, que como ele mesmo afirma, foi da prática à teoria. Nos ajudou a entender o funcionamento peculiar de nossos pacientes, com a alteração de valores, a dificuldade de estabelecer um vínculo terapêutico e o seu projeto de morte que norteia seus atos. O impacto da família na formação desta patologia, que descreve em seu trabalho sobre o condicionamento e formação da estrutura do adicto, nos orientou para o foco que damos ao tratamento familiar, como imprescindível elemento de reabilitação. A incorporação dos Acompanhantes Terapêuticos no programa de ressocialização e o Hospital Dia, melhorou significativamente o número de pacientes recuperados, com um real projeto de vida. Tudo isto foi gerado com os cursos e supervisões que desde o início de nosso trabalho teve a orientação e participação do Professor.
KALINA, APAIXONADO PELA VIDA
Mas vou me permitir orientar minha saudação ao meu querido amigo, apontando alguns aspectos pessoais dele. Eduardo é um individuo apaixonado pela vida. Valoriza e prioriza a amizade, a família, a cultura, o esporte, o humor, a culinária, a docência, as viagens e quem, como eu, o acompanhou por mais de 30 anos, sabe que é um entendido nestes quesitos. Ganhou amigos em todos os lugares do planeta. Não existe congresso em que sua presença não seja imprescindível, não só por seu conhecimento e coragem, mas também por sua simpatia e humor. Tem uma família da qual me sinto parte e que prima pelo carinho, respeito e participação de todos. Tem paixão por todas as formas de arte e participa da literatura com inúmeros livros de sua autoria e com a participação de coautores dignos de nota, além do mais, estamos em constante contato para falarmos de obras de diferentes autores que nos recomendamos mutuamente. Somos torcedores fiéis do River Plate e da Seleção Argentina e amamos incondicionalmente a Lionel Messi. Nos comunicamos constantemente para contar a última piada ou relembrar alguma antiga que valem a pena. Eduardo conhece os melhores restaurantes do planeta e aproveita para cozinhar com implementos que compra em suas viagens. Teve a oportunidade de percorrer o mundo, tirando de cada visita o que o lugar podia lhe ensinar.
Com tudo isto, podemos entender a procura do professor em provocar em seus pacientes o natural desejo de viver, atacando seu projeto de morte com compreensão e afeto, mas não com complacência e este é um dos legados que pudemos apreender com ele.
Mais um ano em que continuaremos nosso contato fraterno e que me enriquece a cada dia.