Lucas Uchôa: Acompanhante Terapêutico na Greenwood

Fortalecer a pessoa frente aos desafios da vida, capacitando-a a lidar tanto com seus sucessos, quanto com seus fracassos e, também, com as casualidades do dia a dia”. Lucas Corteletti Uchôa, 36 anos, paulista de Araçatuba, definindo sua profissão , há 11 anos, na Clínica Greenwood, em São Paulo, referência no tratamento de dependentes de drogas no Brasil , na Argentina, nos Estados Unidos e em Portugal. Profissão que alegra o seu coração: “O trabalho de acompanhamento terapêutico envolve o acompanhante em uma aventura com o paciente que extrapola as paredes de um consultório. É um trabalho desafiador, mas muito instigante. Assim como toda aventura, é cheio de dramas e perigos, mas também momentos lindos e alegres. Para mim, um dos trabalhos mais estimulantes como profissional da Psicologia e que tem se mostrado muito benéfico a quem mais importa, o indivíduo em tratamento de seus sofrimentos.”

Lucas será um dos professores do curso “ ACOMPANHANTE TERAPÊUTICO EM DEPENDÊNCIA QUÍMICA” que o Instituto Greenwood irá promover neste início de ano. Será online e presencial para profissionais da área da saúde, estudantes de graduação ou pessoas com experiência no trabalho com pacientes adictos. As aulas de LUCAS serão:

– História do Acompanhamento Terapêutico.

-Conceitos de Transferência e Contra-transferência.

-Conceitos de Winnicott de Sustentação, Manejo e Transicionalidade.

Lucas Uchôa é Psicólogo formado pela PUC-Campinas ,em 2007, onde também fez o Mestrado em 2010. O tema de seu mestrado foi “Um estudo sobre a drogadição como problema relativo a falhas na fase da transicionalidade”.

DEPENDÊNCIA DE DROGAS É ESCRAVIDÃO”

Com a experiência de quem orienta e acompanha na recuperação dependentes de drogas, Lucas Uchôa define essa grave doença do cérebro: “A dependência de drogas, como uma das adicções, representa uma escravidão em torno de um objeto específico (nesse caso as drogas), mas com a especificidade dos danos neurológicos causados pelos agentes químicos encontrados nas substâncias, o que em outros tipos de adicções não agem de maneira tão direta.”

CAUSAS DE RECAÍDAS

Lucas alerta para os riscos de recaídas: “Em geral, as recaídas em drogas começam com algo que chamamos de recaídas emocionais. Ou seja, fatores anteriores ao uso das drogas, os quais desestabilizam emocionalmente o indivíduo, tornando-o mais vulnerável ao uso das substâncias químicas. Por isso, faz-se importante um cuidado emocional eficiente, dentre eles o realizado nos trabalhos de Acompanhante Terapêutico, para fortalecer a pessoa frente aos desafios da vida, capacitando-a a lidar tanto com seus sucessos, quanto seus fracassos e, também, com as casualidades do dia a dia.”

Quanto tempo é necessário acompanhar o dependente em sua  recuperação?

Lucas responde: “Não existe um período específico. Como grande parte dos tratamentos que envolvem questões psíquicas, o tempo está mais relacionado às necessidades e subjetividade de cada indivíduo do que ao tempo objetivamente compreendido por uma sociedade, aquele medido em horas, dias, meses, anos etc.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *