Cocaína causa dependência, 10 doenças e é risco para overdose,mesmo em baixa quantidade
Cocaína é proibida por causar dependência, 10 doenças e ser risco para overdose, mesmo em baixa quantidade. Como alerta o psiquiatra Pablo Miguel Roig, CRM 24968, Diretor da Clínica Greenwood: “20% dos dependentes de cocaína tentam suicídio” .
Muitas pessoas que usam cocaína tomam ao mesmo tempo bebida alcoólica, o que também pode causar overdose, que significa falência de um ou mais órgãos.
Cocaína é feita com folha da planta Erythroxylum coca, Como droga de rua, a cocaína é um pó fino e branco. Os traficantes, geralmente, misturam com amido de milho, pó de talco ou farinha para aumentar os lucros. Eles também podem misturá-lo com outros medicamentos, como o estimulante anfetamina, ou opioides sintéticos, incluindo o Fentanil. Um número crescente de mortes por overdose entre usuários de cocaína pode estar relacionado a essa cocaína adulterada.
COCAÍNA AFETA O CÉREBRO A cocaína aumenta os níveis da dopamina, cortando o sinal entre as células nervosas. Como a cocaína impede que a dopamina seja reciclada, causa grandes quantidades no espaço entre duas células nervosas, interrompendo sua comunicação normal. Essa inundação de dopamina no circuito de recompensa do cérebro reforça fortemente os comportamentos de consumo de drogas, porque o circuito de recompensa eventualmente se adapta ao excesso de dopamina causado pela cocaína e se torna menos sensível a ela. Como resultado, as pessoas tomam doses mais fortes e mais frequentes.
EFEITOS A CURTO PRAZO na saúde incluem:
-hipersensibilidade à visão, som e toque; -irritabilidade; -paranoia – desconfiança extrema e irracional dos outros. -vasos sanguíneos contraídos; -pupilas dilatadas; -náusea; -temperatura corporal elevada e pressão arterial; -batimento cardíaco rápido ou irregular; -tremores e contrações musculares; -inquietação.
EFEITOS A LONGO PRAZO –
-perda de olfato, sangramento nasal, coriza frequente e problemas com a deglutição; -prejudica o julgamento, o que pode levar a comportamentos sexuais de risco com parceiros infectados ;
por injeção : maior risco de contrair HIV, hepatite C e outras doenças transmitidas pelo sangue, infecções de pele ou tecidos moles, bem como veias cicatrizes ou colapsadas;
-estudos mostraram que o uso de cocaína acelera a infecção pelo HIV, porque prejudica a função das células imunológicas e promove a reprodução do vírus HIV;
A DEPENDÊNCIA DE COCAÍNA PODE CAUSAR
• infarto ;
• derrame
• asma . bronquite
• pneumonias
•convulsões
• insuficiência renal
• hepatite B e C
• HIV
– irritabilidade e inquietação devido às compulsões de cocaína; – paranoia grave, na qual perdem o contato com a realidade e têm alucinações auditivas – ouvindo barulhos que não são reais.
OVERDOSE Overdose significa falência de um ou mais órgãos decorrentes do uso agudo da cocaína. Overdose pode ocorrer mesmo com baixas quantidades de droga.A morte por overdose pode ocorrer já no primeiro uso . Muitas pessoas que usam cocaína também tomam bebida alcoólica ao mesmo tempo, o que é particularmente arriscado e pode levar à overdose. Outros misturam cocaína com heroína, outra combinação perigosa e mortal. Entre as consequências mais frequentes e graves da overdose estão ritmo cardíaco irregular, ataques cardíacos, convulsões e derrames.
COCAÍNA FICA NO CORPO DE 14 A 22 DIAS Exame de urina pode detectar cocaína até 14 dias após o uso. Já no sangue, é possível detectar até 22 dias após o uso, informa o Centro Brasileiro de Informações sobre drogas.