Psiquiatra Pablo Roig, presidente do Conselho Editorial do Instituto

Psiquiatra Pablo Miguel Roig, CRM 24968. Em 1985, fundou a Clínica Greeenwood , em São Paulo, e é o Diretor Clínico. Agora, Presidente do Conselho Editorial do Instituto Greenwood .

Especializada no tratamento de dependentes, a Clínica Greenwood é referência para psiquiatras no Brasil, na Argentina, nos Estados Unidos e na Espanha.

O doutor Pablo Miguel Roig, CRM 24968, é médico formado na Faculdade de Medicina de Santos, em São Paulo, fez especialização em Psiquiatria no Instituto Italiano de Buenos Aires, na Argentina. Depois, em dependência de álcool e outras drogas na Adiction Research Foundation, no Canadá, centro referência da Organização Panamericana de Saúde.

Doutor Pablo explica: “Aprendi que dependência química é doença mutante. Começou com álcool, depois, apareceram maconha, cocaína, cocaína injetável, anfetaminas, o crack, mudando permanentemente. Vimos que tratamento de quatro semanas não funcionava porque droga prejudica o funcionamento do lobo central do cérebro, demorando de três a quatro meses para controlar impulsos e evitar recaídas. A família passou a ter participação primordial. Aprendemos também que é necessária uma equipe multidisciplinar para se criar um programa forte em recuperação. Para 30 pacientes, passamos a ter 80 profissionais: psiquiatras, psicólogos, clínicos, professores de educação física e nutricionistas. Incluímos um treinador de cachorros. Cada paciente é responsável por um cão. À medida que vai cuidando vai recriando estima, carinho, sentimentos, que perde com o uso de drogas. Aprendemos também com o tempo, que internações. voluntárias não eram tão eficientes se você não tinha também involuntariedade, importante suporte para graves características de drogados, como agressão e auto- agressão. Hoje, posso afirmar que não há nada igual à Greenwood, em infraestrutura médica e psicológica.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *