Conselho Editorial irá avalizar informações do site do Instituto Greenwood
O Conselho Editorial do Instituto Greenwood é formado por médicos conceituados no Brasil na Argentina e na Espanha. O presidente do Conselho Editorial é o psiquiatra Pablo Miguel Roig, Diretor da Clínica Greeenwood, que criou em 1986, em São Paulo. A Greenwood é clínica referência para tratamento de dependentes de drogas e referência para psiquiatras no Brasil, na Argentina, nos Estados Unidos e na Espanha.
Participam: psiquiatra argentino Eduardo Kalina, psiquiatra espanhol Javier Aizpiri Díaz, psiquiatra Juan Pablo Roig Albuquerque,psicóloga Helena Maria Santos Parolari e jornalista Izilda Alves. Participação do Secretário Nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas, do Ministério da Cidadania, psiquiatra Quirino Cordeiro Júnior.Representando as famílias de dependentes de drogas no Brasil, participa o Vice-Presidente da Federação de Amor-Exigente, Miguel Tortorelli.
O Conselho irá avalizar as informações do site e selecionar as pesquisas sobre dependência de drogas importantes a familiares, estudantes de Medicina, psicólogos, enfermeiros, assistentes sociais, cirurgiões-dentistas e professores do ensino médio e fundamental.As fontes serão renomados centros de pesquisa, como o NIDA- National Institute on Drug Abuse, nos Estados Unidos, publicações como o JAMA,revista médica americana, The New EnglandJournal of Medicine, e pequisas de universidades brasileiras.
PARTICIPAM DO CONSELHO EDITORIAL:
-Psiquiatra Pablo Miguel Roig, CRM 27968, Presidente do Conselho.
Médico formado na Faculdade de Medicina de Santos, em São Paulo, fez especialização em Psiquiatria no Instituto Italiano de Buenos Aires, na Argentina. Depois, em dependência de álcool e outras drogas na Adiction Research Foundation, no Canadá, centro referência da Organização Panamericana de Saúde.
Psiquiatra Juan Pablo Roig Albuquerque, CRM: 126345
Diretor da Clínica Greenwood
– Pós graduado em psiquiatria pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.
-Responsável Técnico Substituto da Clínica Greenwood.
-Hipnotista, Máster e Trainer em Programação Neurolingüistica.
Diretor do Instituto Metta em Programação Neurolinguística.
–Psicóloga Clínica e de Família Helena Parolari, CRP: 06/24199, Diretora do Instituto Greenwood.
–Especialista no Tratamento das Dependências Químicas e Comorbidades.
-Especialista em Terapia Familiar pelo Instituto de Terapia Familiar e Treinamento em Terapia Familiar/Escola de Roma/Itália.
-Especialista em Neuropsicologia pelo pela Faculdade de Medicina da USP (FMUSP).
-Especialista em Psicodrama pela Casa do Psicólogo.
-Especialista em Orientação Vocacional pela Casa do Psicólogo.
-Habilidade com SCAN training/Laura Andrade–MD, PhD e ASI Training. Curso de Psicopatologia e Farmacologia pela Clínica Greenwood.
Psiquiatra e psicanalista argentino Eduardo Kalina. Introduziu o Acompanhamento Terapêutico na América Latina. , É autor de mais de 20 livros sobre dependência de drogas. Foram traduzidos para o português,:“Psicologia do Fumante”, “Drogadicção: Indivíduo, família e sociedade”, “Clínica e terapêutica de adicções” e “Drogas: terapia familiar e outros temas” . Foi Presidente do Capítulo de Psiquiatria Biológica da Associação de Psiquiatras Argentinos, Secretário Científico do CANP (Colégio Argentino de Neuropsicofarmacologia), Membro Correspondente da APA (Associação de Psiquiatria Americana), Professor Titular da Cátedra de Neurobiologia e Farmacoterapêutica do Instituto de Drogadependência da Universidade de Salvador, na Argentina. , Membro do Comitê Editor da Revista Argentina de Psiquiatria Biológica e Coordenador da Revista de Neuropsicofarmacologia Clínica e Coeditor da Coleção “Psiquiatria Biológica – Aportes Argentinos”. Também em se4u currículo, a direção de importantes clínicas na Argentina.
Psiquiatra e Neurologista espanhol Dr. Javier Aizpiri Díaz- Criador do Serviço de Alcoolismo e Toxicodependência de Vizcaya, na Espanha, em 1973. Prêmio Nacional de Psiquiatria (Contribuição em Alcoolismo Psicopatológico) em 1977. Diretor do Hospital Psiquiátrico de Zamudio (Vizcaya) em 1978. Em 1982, Diretor de Toxicodependências da Governo Basco e Chefe de Saúde Mental de Guipúzcoa. Fundador dos Módulos de Assistência Psicossocial do País Basco. Presidente do Socidrogalcohol. Ele pertenceu e pertence às Comissões Nacionais e Internacionais sobre questões de drogas e AIDS. Desde 1989, é o Criador e Diretor Médico de Medicina Psico-Orgânica (Serviço Abrangente para o Tratamento do Alcoolismo, Toxicodependência, Depressões, Distúrbios Alimentares, etc.), com mais de 230 leitos e uma equipe de trinta profissionais, incluindo Psiquiatras, Neurologistas, Médicos e psicólogos, constituindo o centro mais importante do Estado espanhol.
Psiquiatra brasileiro Quirino Cordeiro Júnior, Secretário Nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas, do Ministério da Cidadania.(2019-atual). Coordenador-Geral de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas do Ministério da Saúde (2017-2019). Membro do Conselho Nacional de Políticas sobre Drogas (CONAD) (2017-atual). Professor Adjunto do Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (2010-atual), do qual foi Diretor (2011-2017). Professor Afiliado do Departamento de Psiquiatria da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) (2014-atual). Diretor do Centro de Atenção Integrada à Saúde Mental (CAISM) do Complexo Hospitalar do Juquery (2010-2011). Diretor do CAISM-Vila Mariana da Santa Casa de São Paulo (2011-2016). Diretor do Hospital Cantareira da SPDM/UNIFESP (2016-2017). Graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) (1997). Residência em Psiquiatria pelo Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (2000), onde foi Preceptor da Graduação (2001). Doutorado em Psiquiatria pela Faculdade de Medicina da USP (2007). Especialização em Bioética (2009) e Medicina Legal (2010) pela Faculdade de Medicina da USP. Título de Especialista em Psiquiatria (2002) e Psiquiatria Forense (2010) pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). –
VICE- PRESIDENTE DA FEDERAÇÃO DE AMOR-EXIGENTE, MIGUEL TORTORELLI . A FEAE é formada por 10 mil voluntários que orientam, gratuitamente, UM MILHÃO E 200 MIL famílias de dependentes , por ano, no Brasil.
Miguel Tortorelli é um dos mais renomados ativistas antidrogas no Brasil. Foi Presidente do maior grupo de assistência gratuita às famílias de dependentes, a FEDERAÇÃO DE AMOR-EXIGENTE. Atualmente, é o Vice-Presidente. A FEAE informa, orienta e, mais importante, se solidariza com pais, esposas, maridos, tios e avós de dependentes de drogas em todo o país. São 10 mil voluntários de Norte a Sul do país atendendo UM MILHÃO E 200 MIL FAMÍLIAS DE DEPENDENTES, POR ANO, E GRATUITAMENTE.
Miguel traz ao nosso CONSELHO EDITORIAL informações valiosas que nos revelam a necessidade , cada vez maior, de informações corretas , sem preconceito e em linguagem simples e objetiva sobre as consequências do uso de drogas e os gravíssimos riscos da dependência, a importância dos tratamentos e a participação dos pais na conscientização dos filhos, incentivando cada vez mais cedo a dizer NÃO ao uso de drogas.
Marcelo Peixoto Gonçalves
Psicólogo Clínico
Psicólogo – CRP: 06/62391. Pós-Graduação em Dependência Química pela UNIFESP; Especialização em Psicologia Winicotiana. Professor Universitário.
Jornalista Izilda Alves- Formada pela Escola de Comunicações e Artes da USP, com curso de pós-graduação em Jornalismo Literário pela ABJL. Autora do livro “Guerra pela Vida- A campanha da Jovem Pan contra as drogas”. Vencedora de 27 prêmios, na coordenação da campanha Jovem Pan Pela Vida- Contra as Drogas, durante 12 anos em 700 escolas públicas e particulares de 39 cidades de SP. EDITORA DO SITE DO INSTITUTO GREENWOOD. Consultora da Federação de Amor-Exigente. Porta-Voz da Frente Nacional contra a Liberação da Maconha e da Cocaína. Editora do site “Diário Antidrogas” . E Coordenadora da Campanha “Pais contra as Drogas”.