Famílias contra ação que defende no STF liberação do uso de drogas no Brasil
ARTIGO DO PRESIDENTE DA FEDERAÇÃO DE AMOR-EXIGENTE, MIGUEL TORTORELLI , INTEGRANTE DO CONSELHO EDITORIAL DO INSTITUTO GREENWOOD
Apreensão, medo e angústia marcam famílias brasileiras toda vez que ministro do Supremo Tribunal Federal anuncia que “em breve ” será julgada ação que defende a liberação do uso de todas as drogas no Brasil. O último anúncio foi do relator da ação, ministro Gilmar Mendes, que em entrevista à CNN declarou que o julgamento poderá ocorrer em agosto. Como presidente da Federação de Amor-Exigente, que atende, por ano, gratuitamente, um milhão e 200 mil famílias de dependentes de drogas no Brasil, afirmo aos ministros do STF: não há mãe, pai, esposa, marido, irmão ou tia que quer ver pessoa querida usando droga. Droga causa muita desgraça, senhores ministros!
O inacreditável é o motivo dessa ação estar no Supremo. É um Recurso Extraordinário que questiona se o artigo 28 da Lei de Drogas é inconstitucional. O recurso é da Defensoria Pública de São Paulo em favor de um réu pego com 3 gramas de maconha na prisão. Ora, droga na prisão é proibida!!! Mas a Defensoria conseguiu chegar ao STF argumentando que o artigo 28 tem que ser eliminado, ou seja, defendendo liberar o uso de todas as drogas!!!!! O artigo 28 “proíbe adquirir, guardar, ter em depósito, transportar ou trazer consigo para consumo pessoal drogas”
Absurda essa ação porque põe em risco famílias e o futuro do Brasil. E o mais impressionante é que três dos 11 ministros já votaram a favor da eliminação do artigo 28: ministro Gilmar Mendes, ministro Edson Fachin e o ministro Luis Eduardo Barroso . Nos argumentos, os três ministros ignoram o que o Conselho Federal de Medicina, a Associação Brasileira de Psiquiatria e Universidade Federal de São Paulo com estudos da UNIAD provam: uso de droga é sempre risco para doença do cérebro, chamada dependência. É doença que desestrutura de tal forma o cérebro que a droga passa a ser prioridade. E cada dependente, torna doentes , pelo menos, outras 10 pessoas em sua família pelo estresse e sofrimento que causa. Portanto, liberar o uso significa aumentar o número de doentes graves, violência, fim das famílias e mortes no Brasil.
Por isso, estamos pedindo a união das famílias nos protestos ao STF. Quem sabe, histórias reais desse sofrimento devastador, que está nas ruas, que está nas cracolândias, possam sensibilizar a corte mais poderosa do país. Afinal como defendemos no Amor-Exigente, juntos somos mais fortes.!!!! Quem não participar desse movimento, infelizmente, não estará livre de perder filho ou parente querido para as drogas, para as cracolândias. E , nós do Amor-Exigente, acreditamos que ninguém quer esse futuro cruel e perigoso para suas famílias.